Problemas e Resoluções nas Galinhas

Galinhas a comer os ovos?

A melhor forma de resolver um problema é primeiro saber a causa.

  • Uma das causas que provoca esse tipo de comportamento é défice de cálcio na alimentação. Recomenda-se adicionar suplementos de cálcio como por exemplo casca de ostra triturada e misturada com os cereais que lhes damos.
  • Por vezes as galinhas também comem os ovos porque adquiriram esse mau hábito. Devemos identificar qual ou quais as galinhas que tem esse comportamento e separar das restantes para não incutir esse tipo de comportamento no resto do bando.
  • Na tentativa de lhes retirar esse “vício” podemos colocar ovos falsos como por exemplo de madeira. As galinhas vão bicar e concluem que o ovo deixa de partir e perdem o hábito.
  • Por experiência própria, esvaziar um ovo fazendo um buraco e encher com picante ou mostarda também resulta, uma vez que o sabor é desagradável e acabam por perder o hábito.
  • Ainda assim existe uns óculos anti-bicagem que por sua vez torna-se infalível, tal como pode ser visto na imagem ao lado de uma das nossas galinhas Pedrês Portuguesa. Tivemos a experiência de que este método funcionou.

A importância dos ninhos.

Um número desproporcional de galinhas em relação ao ninho faz com que as galinhas ponham em qualquer lugar e causem momentos depois em que algumas das galinhas adotam o hábito de picar os ovos e comê-los. Tem que ter sempre um número de ninhos compatíveis com o número de galinhas existentes (aconselhável um ninho para 4 a 6 galinhas). Os ninhos são lugares que devem proporcionar momentos de privacidade bem como sossego às galinhas. Por isso, é melhor que sejam elevados a pelo menos 30 ou 40 centímetros do chão e que três das quatro paredes estejam fechadas para que as galinhas tenham o máximo de privacidade possível.

2 thoughts on “Galinhas a comer os ovos?

  1. Parabéns pelo artigo. E muito esclarecedor…Tenho vindo a seguir a sua página, e mais uma vez volto a felicita-lo pelo importante papel que tem desempenhado, para os criadores de pedres portuguesa, e pelos apaixonados pela avicultura, em geral.
    Continuação de bom trabalho.

    Domingos Palma

    1. Sr. Domingos Palma, agradeço as suas palavras de apreço ao meu trabalho que faço com enorme paixão. Os meus artigos refletem apenas a experiência obtida ao longo dos anos. Espero ajudar com a partilha desses conhecimentos. Mais uma vez agradeço as suas palavras e por seguir esta página da Galinha Pedrês Portuguesa. Muito Obrigado.
      Cordiais Cumprimentos,

      Bruno Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *