Fel da Terra um desparasitante natural para as Galinhas.

Um dos conhecimentos adquiridos dos nossos antepassados era a utilização de ervas medicinais no tratamento e sobretudo prevenção de doenças nas galinhas e restantes aves de capoeira. Hoje fomos à serra colher, a planta medicinal, Fel da Terra para secar e armazenar para um ano de utilização nas nossas galinhas.

A nossa colheita de Fel-da-Terra

Benefícios do Fel da Terra:

  • Desparasitante, vermífugo em todo o trato digestivo;
  • Ajuda no tratamento da inflamação, fermentação do papo;
  • Melhora na má digestão, aumentando a produção das secreções do fígado no duodeno;
  • Auxilia no tratamento, prevenção de doenças do fígado;
  • Auxilia no tratamento, prevenção de infeção de Trichomonas gallinae;
  • Estimula o apetite;
  • Antisstress.

Os desparasitantes artificiais, disponíveis no mercado para as galinhas e outras aves de capoeira, quando aplicados, exigem um intervalo de segurança para consumo de ovos e carne e muitas vezes proíbem o consumo das aves e ovos quando aplicados esses fármacos. Com esta erva medicinal podemos consumir os ovos e carne sem qualquer contra indicação. A natureza oferece-nos gratuitamente este produto natural.

Modo de utilização:

Utilizar a planta, seca, inteira (Folhas, flores e caule)

Colocar 50 gramas de Fel da terra em um litro de água fervida, deixar 2 minutos apagar o lume e deixar repousar até atingir a temperatura ambiente. Guardar o infusão numa garrafa de vidro esterilizada. Utilizar 100 ml por litro de água.

Dica para melhores resultados e aplicação:

Nas aves a tratar retirar o bebedouro na noite anterior, lavar e desinfetar o bebedouro, no dia seguinte, colocar o preparado de fel da terra e dispor às aves após a primeira refeição.

Com este método pretende-se criar uma maior necessidade nas aves em ingerir o preparado levando-as a beber em maior quantidade e assim aumentar o efeito.

Trocar a preparação do fel-da-terra todos os dias durante 3 dias consecutivos, nos restantes dias fornecer água e repetir o tratamento durante 3 semanas. Fazer o tratamento antes da época reprodutiva (Março e Abril) e no inicio do inverno (Outubro e Novembro).

Gostou deste artigo?
Subscreva a nossa newsletter para receber alertas sobre os nossos artigos.

Já leu o nosso artigo Galinhas a comer ovos?